Fundação Cultural Cassiano Ricardo   
Prefeitura Municipal de São José dos Campos     
Prefeitura Municipal de São José dos Campos  

Criado em 1987, a missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, que levem à valorização do folclore na região de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania. Atualmente, o museu é administrado em parceria com o Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).

 

Objetivos do Museu

Apoiar, estimular e revitalizar ações de grupos portadores de folclore, visando a salvaguarda das manifestações folclóricas regionais;

Adquirir, preservar e divulgar um acervo  de testemunhos e referências materiais que documentem as festas cívicas e religiosas, a arte, os saberes e fazeres  que constituem a cultura popular regional;

Estimular a produção e difusão de conhecimento científico, promovendo simpósios, cursos, seminários, encontros e pesquisa de campo;

Divulgar as pesquisas realizadas por folcloristas através da edição do Caderno de Folclore e de Exposições.

 

Informações

Horário de Atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 14h às 17h.

Endereço: Parque da Cidade Roberto Burle Marx - Av. Olivo Gomes, 100 - Santana - São José dos Campos - SP - CEP: 12211-115

Tel.: (12) 3924-7318

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Ações do Museu

Coleção Cadernos de Folclore

Programa de Ação Educativa

Dialogando com o Folclore

Programa Museu Vivo

 

Exposição de Longa Duração

A Exposição “Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional” atrai a atenção para o Folclore Regional de São José dos Campos, apresentando uma vivência de cultura, de tradições, de patrimônio e uma vivência de cidadania. Ela procura sensibilizar o visitante sobre as diferenças quanto aos modos de viver, de comunicar fé, festa, técnica, escolhas estéticas, comida, música, dança. A exposição é dividida em sete salas:  

Sala São José dos Campos

A Sala São José dos Campos é um espaço de acolhimento. Abre o circuito, mostrando um painel com um pouco da história do ciclo do café, das manifestações culturais, principalmente religiosas, do Vale do Paraíba. 

Sala das Tecnologias

Simbolizar é a grande ação do homem perante a natureza. Assim, interpretar matérias-primas - barro, madeira, fibras ou reciclar papel, plástico e metal - são revelações de conhecimentos tecnológicos acumulados. É a geração dos ofícios, dos trabalhos organizados no campo, na pesca, no desenvolvimento de habilidades, transmitindo e experimentando formas, texturas, cores e principalmente dando uso e função aos objetos, os quais assumem o testemunho da cultura.

Sala da Religiosidade

Crer, ter fé, expressar e viver a fé enquanto revelação da ancestralidade, do mito, da divindade une o homem aos sentimentos de pertencer a um grupo, a uma sociedade, de ocupar um lugar, de ter um papel cultural na interpretação entre a vida e a morte. 

Sala Santos de Fé

Um dos grandes temas que fazem o Folclore é a capacidade de representação religiosa. O Vale do Paraíba, lugar socialmente constituído pela mão e pela civilização de povos africanos durante o ciclo do café, permanece celebrando os santos negros. Todos têm seu significado. Todos são tema e função de fé.

Sala de Festas

A festa é a culminância da vida, do trabalho, das relações sociais, celebra e comunica à pessoa, sua história, sua tradição, seu desejo de louvar, cultuar, brincar, manifestar pertencimento a uma cultura, a um povo. Divino Espírito Santo e Santos Reis são celebrações marcantes do Vale do Paraíba: é quando os festeiros/ foliões vivem, anualmente, as renovadas formas de festejar, com fé, as uniões entre o sagrado e o cotidiano. 

Sala Identidades

Ter uma identidade vai muito além do que ter uma carteira, um documento. Ter identidade é ter a cultura que você vive e transmite. É o que marca a sua verdadeira individualidade e a sua diferença.

Sala Brasil

A Sala Brasil tem a vocação de receber o visitante ou de finalizar o circuito da exposição. Ela é organizada por uma mostra, que apresenta exemplos da arte popular brasileira, representada por alguns estados. Também são exibidas imagens que apresentam as possibilidades temáticas, procurando introduzir e motivar o visitante a compreender a exposição, que tem como eixo o patrimônio imaterial e identidade regional.

Sala das Panelas

A partir de uma instalação cenográfica de uma cozinha regional, com fogão, utensílios e paredes de taipa criou-se o espaço expositivo Panelas do Vale.

A comida é cada vez mais valorizada como uma importante referência patrimonial: receitas, ingredientes, maneiras de fazer, até o costume de trocar receitas, tudo isto revela o Folclore, visto como experiência integrada à vida, à história, a sociedade de uma região.

Biblioteca do Museu

A Biblioteca do Museu do Folclore é especializada em cultura popular e oferece ao público um acervo documental bibliográfico, uma hemeroteca, além de registros sonoros e audiovisuais atualizados. Todas as referências do acervo da Biblioteca do Museu do Folclore de São José dos Campos podem ser encontradas aqui.

Vendinha do Museu

A Vendinha do Museu Vivo é onde o visitante pode adquirir objetos que testemunhem sua experiência de visita ao Museu. Ela tem como objetivo ser um espaço de divulgação e comercialização de produtos criados pelos fazedores do saber, que participam do projeto Museu Vivo.

Brinquedoteca

É uma brinquedoteca, destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental, inaugurada no dia 15 de maio de 2013. O acervo da brinquedoteca é formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos, da Região Metropolitana do Vale e de outros estados brasileiros; além de livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

Centro de Estudo da Cultura Popular - CECP

O Centro de Estudos da Cultura Popular - CECP é uma associação social sem fins lucrativos, criada em 1998. Tem por finalidade o estudo, a pesquisa, a valorização e o estímulo de toda expressão da cultura popular. Seu objetivo é unir pessoas e entidades envolvidas na busca da cidadania.

Calendário

No mês passado Agosto 2015 Próximo mês
S D
week 31 1 2
week 32 3 4 5 6 7 8 9
week 33 10 11 12 13 14 15 16
week 34 17 18 19 20 21 22 23
week 35 24 25 26 27 28 29 30
week 36 31

Links